sexta-feira, 15 de abril de 2011

Falando em Cifras!

O tempo realmente passa muito rápido quando você precisa dele. Já estamos numa sexta-feira, o derradeiro dia para mostrarmos o que conseguimos aprender em todo esse processo de validação de nosso modelo. Tivemos pensar em como geraríamos receita, quanto nossos clientes pagariam por nosso serviço e quais seriam nossos gastos.

Supomos a realização de 50 eventos (com público maior que 10000 pessoas) e que “alugaríamos” 500 vagas em cada evento. Parece bastante razoável considerar que as empresas realizadoras dos eventos estariam dispostas a nos ceder as 500 vagas mediante o pagamento do montante conseguidos por ela usando a área como estacionamento normal, mais razoável ainda é considerar que a empresa queira ganhar alguma coisa com isso, então nosso raciocínio nos levou ao cálculo de gastos com aluguel da área considerando o preço do estacionamento normal , teríamos portanto: (nº de vagas)x(preço normal+margem) sendo a margem o quanto ofereceríamos ao organizador pela “preferência” do aluguel das vagas. Esse seria nosso principal gasto, então qualquer variação aqui culminaria em aumento ou diminuição de lucros (parcerias com organizadores de evento, mostrar que nosso serviço agrega valor ao serviço dele pode diminuir a margem). Infelizmente, não foi possível validar os valores, visto que o contato com empresas organizadoras de eventos não foi bem sucedido.

Nossos outros custos são relativamente menores e envolvem empresas de segurança, desenvolvimento e manutenção do portal, comissão para sites dos cartões de crédito. Em relação ao desenvolvimento do portal, conversamos com desenvolvedores de sites e o orçamento médio, para um site desse tipo, é de R$3000,00. A negociação da comissão dos cartões de crédito é feita caso a caso, e a empresa não quis revelar nenhum valor, portanto perguntamos para pessoas que já trabalharam com cartão de crédito e chegamos a um valor de 5% do valor da transação. Seguranças cobram aproximadamente R$18 reais por hora, entretanto, parcerias com empresas desse ramo podem diminuir esses custos.

Abaixo temos uma tabela com os custos mapeados :

Considerações pros Custos

500 vagas por evento

50 eventos por ano

1 Segurança a cada 125 carros por 10 horas.

Custo do aluguel de cada vaga R$ 35,00

Comissão das Operadoras - 5% de cada transação

Custo Variavel

Custo Fixo

Item

Unitario

Total

Aluguel do Estacionamento

35

875000

Segurança

180

40000

Comissão das Operadoras de Cartão de Credito

0,05

75000

Servidor

10

10

Desenvolvimento e Manutenção do Site

3000

36000

Temos então um custo total de: R$ 1028010,00

Em nossas pesquisas com clientes, o valor aceitável de sobre-preço é de R$20,00, ou seja, cada vaga seria vendida por R$55,00 (considerando o preço normal como sendo R$ 35,00), dessa forma teríamos uma entrada anual total de: R$ 1375000,00.

Um lucro de R$ 346990,00 anual. Claramente esse valor é estimado, a nada em relação a otimização dos lucros foi discutida ainda.

Outras áreas podem ainda ser exploradas pela empresa, seguindo idéias surgidas durante a semana montamos um novo canvas (mais informações no próximo post), ainda é necessário que testemos o mesmo, mas isso é uma atividade pro futuro.

Nos vemos amanha!

Walter.

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