terça-feira, 12 de abril de 2011

Saindo do Predio 2: A distribuição

Sair do prédio dá trabalho. Percebemos isso hoje, ao tentarmos validar nossas hipóteses quanto aos canais de distribuição do nosso produto.

Em nosso modelo de negócios, nós pensamos que os sites que vendem ingresso pela internet seriam um ótimo canal para vendermos nosso produto. O motivo é simples: As pessoas já vão comprar o ingresso pela internet neste site, e com mais um clique, poderiam comprar a vaga. Não seria necessário entrar em outro site, fazer outro cadastro, ou entrar novamente com o número do cartão de credito. Além disso, ter nosso produto vendido nos mesmos sites que vendem ingressos há vários anos para diversos eventos no Brasil nos daria uma maior credibilidade.

Infelizmente, hoje não conseguimos validar nossa ideia. Não porque os sites não querem o nosso serviço, mas sim porque não conseguimos entrar em contato com ninguém que tivesse esse poder de decisão. Nos sites, encontramos apenas números de SAC, o que foi infrutífero. Em um dos sites, o ingressofacil.com.br, conseguimos o telefone de uma pessoa responsável por parcerias, mas nossas ligações não foram respondidas.

Frente a essas dificuldades, decidimos pedir ajuda aos universitários (quer dizer, aos graduados). Os “Rafaéis” (Sim, os dois mentores de hoje se chamavam Rafael), nos deram algumas dicas de como conseguir esses contatos:

- Buscar o telefone de algum “SAC para pessoas jurídicas”, ou seja: Como as empresas que organizam eventos conseguem que os ingressos sejam vendidos no site deles.

- Procurar quem registrou o domínio dos sites. No caso de empresas pequenas, muitas vezes quem fez o site foi um dos sócios que montou o negocio. Dessa forma, podemos conseguir informações sobre um dos sócios, ou talvez, com o CNPJ da empresa, podemos checar na Junta Comercial maiores informações sobre eles.

Com essas dicas, amanha vamos continuar na busca pela validação dos nossos canais de distribuição.

Por outro lado, encontramos alguns fatos interessantes:

- O Festival de Verão de Salvador permitiu a compra de vagas no estacionamento antecipadamente, desde 2007.

http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=135848&id_secao=798

http://ibahia.globo.com/festivaldeverao2010/noticias/default.asp?id_noticia=220951

http://www.festivaldeverao.com.br/p/festivaldeverao/index.php?id=8&tx_ttnews%5Btt_news%5D=60&cHash=2fdc58f892eec5a703cddf626b92a1c1

- No site do Ingresso Rapido é possível comprar vagas de estacionamento para os eventos realizados no HSBC Brasil

http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=11198

- Tivemos o depoimento de uma possível cliente, Flávia Araujo, sobre a compra antecipada de vagas de estacionamento, em um show que ela foi:

“Fui a uns shows aqui em que os organizadores costumam disponibilizar vagas de estacionamento.
O show foi o Ensaio Geral de 2010, promovido pela Central do Carnaval, todo o início de ano, em Praia do Forte (BA), com os ingressos que variam de R$ 90,00 a 150,00. A venda do local para estacionar ocorre no momento de entrega dos ingressos e custam cerca de R$ 15,00 reais.
O lado bom das vendas antecipadas, é que a gente não passou pelo transtorno de passar horas procurando lugar pra estacionar, mas o lugar disponibilizado não foi muito bom, primeiro porque era muito longe de onde foi o show, e segundo pq não tava muito bem iluminado. Quanto ao preço, não teve muita diferença do cobrado pelos guardadores de rua.”

Ou seja, já existem ideias semelhantes, e em um deles, é possível comprar através de um site de venda de ingressos. Dessa forma, nossa hipótese está um pouco validada.

A conversa com os mentores hoje rendeu outras ideias... que nos pareceram muito boas! Em breve, compartilharemos com vocês!

Abraços e bom fim de terça!

Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário