segunda-feira, 11 de abril de 2011

Saindo do prédio




Muito se salientou a importância do cliente em todo o processo de criação de uma empresa e depois de toda discussão para chegarmos a uma idéia “com potencial” chega a hora da tão comentada etapa: sair do prédio. Dessa vez, para conversarmos com potenciais clientes, e foi isso que fizemos hoje, segunda-feira.

Tínhamos nossas hipóteses e sabíamos a que público perguntar, só precisávamos de respostas francas, então recorremos a pessoas próximas, em quem podíamos confiar. O fato é: não é nada difícil achar quem se interesse por comodidade e segurança, o bom senso nos diz isso e os dados que conseguimos com as pesquisas comprovam, quase a totalidade dos 17 entrevistados afirmaram que comprariam vagas antecipadamente on-line. Até ai nenhuma surpresa, temos então a comprovação de nossa hipótese: O público paga por um estacionamento garantido e diferenciado. As poucas pessoas que se disseram pouco interessadas no serviço disseram que existiam outras formas de se garantir uma vaga, aparentemente chegar cedo ao evento é nosso maior concorrente até então.

Partimos então a um ponto mais delicado da questão: Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por essa comodidade? Se fôssemos computar somente a primeira resposta de casa entrevistado, nosso resultado seria unânime: “depende”. Então usamos como base para todos, que o preço do estacionamento normal, cobrado a todos que vão ao evento com seu próprio carro, seja de R$30,00. Pudemos ver que as respostas variaram, mas ficaram perto de uma média. O interessante foi que a maioria das pessoas disse que pagariam mais ou menos dependendo dos benefícios oferecidos, coisas relativamente simples como local coberto e passarelas para evitar lama mostraram ter grande valor e grande influência no valor pago.

Algumas perguntas ainda sem resposta surgiram, coisas do tipo “Mas eu ainda pegaria trânsito para chegar ao estacionamento?” ou “Existe algum tipo de desconto se eu comprar o vaga junto com o ingresso do evento?” são fontes de novas idéias para melhorar o que até então era nossa mais promissora idéia

Com os dados coletados, fizemos alguns gráficos para ilustrar as conclusões ás quais chegamos, mas as idéias geradas por todo esse processo ainda precisam ser validadas em outras instâncias. Dependemos, além de nossos clientes, de nossos parceiros, os quais influenciam diretamente no que podemos oferecer ao público. Daí surgiram novos testes a serem aplicados aos parceiros: “Qual a possibilidade de oferecermos fila preferencial para o carro de um cliente que comprou a vaga antecipadamente?”,”Qual o processo para oferecermos desconto em uma compra conjunta?” , a primeira pergunta se dirige às empresas organizadoras de evento e a segundo aos sites de venda de ingressos.

Enfim, algumas conclusões foram alcançadas, mas muitas outras ainda precisam ser perseguidas durante a semana. Então aguardem...


Bom início de semana a todos!

Walter

Um comentário:

  1. Parabéns pelos resultados!

    Dica: não deixem de visitar o blog de outras equipes para ver como elas estão evoluindo!! Isto pode motivar vocês e dar ideias de como prosseguir.

    Vocês encontram todos os endereços dos blogs consolidados em http://www.mobwise.com.br/wordpress/?p=1028.

    Abraços!

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