domingo, 10 de abril de 2011

Primeiro Post, Primeiras Ideias


Montar um modelo de negócios, partindo do nada, sem nem ter uma ideia de produto ou serviço, ainda mais em apenas uma tarde realmente não foi fácil. Mas a pressão, e o desafio proposto, além de uma equipe alinhada, com certeza permitiram que nosso grupo cumprisse a tarefa. Neste primeiro post, vamos explicar como foi isso aconteceu.

Durante o brainstorming, diversas ideias foram levantadas, desde um sistema de compartilhamento de internet sem fio até uma empresa para ajudar as pessoas a seguirem dietas, entregando as refeições, de acordo com o especificado por uma nutricionista e no horário que ela estabeleceu. Por fim, escolhemos a ideia de um sistema para gerenciar estacionamentos. A ideia, além de nos parecer boa, também tinha a ver com a formação da equipe, todos engenheiros.

Inicialmente, a ideia era ter um sistema que indicasse para o motorista em qual vaga ele deveria estacionar. Dessa forma, o motorista não mais perderia tempo procurando por uma vaga. Bastaria seguir a indicação, feita por LEDs, e ele chegaria até a vaga mais próxima. Entretanto, percebemos que esse sistema ficaria um pouco confuso no caso de estacionamentos com um grande fluxo de carros, como em um Shopping Center. Algumas duvidas surgiram: Como faríamos com que os motoristas respeitassem a indicação de qual vaga ele deveria estacionar? Como o motorista saberia qual a indicação que ele deveria seguir? Além disso, descobrimos que já existem sistemas parecidos, porem mais simples, mas que cumprem bem sua função.

Durante a discussão, uma ideia foi levantada: O cliente poderia reservar sua vaga pela internet, antes de sair de casa, e ela estaria lá, disponível para ele. As pessoas já compram o ingresso do cinema pela internet e o imprimem em casa para evitar filas, porque não reservar a sua vaga também pela internet, e não perder mais tempo rodando atrás delas? Resolvemos então focar nessa ideia, e assim desenvolver nosso produto.

A principio, pensamos em fornecer o serviço para shoppings centers e outros locais com estacionamento pago. Entretanto, a presença de serviços de vallet seria um competidor em potencial, além de não adicionaríamos muito valor ao estacionamento do local, que já conta com certa organização e segurança. Porem, pensamos em outro nicho de mercado, com grande potencial e pouco explorado: Shows, feiras e eventos.

Estacionar o carro em um grande show ou evento, como rodeios e "micaretas" é uma grande dor de cabeça. Na maioria dos lugares, o estacionamento não passa de um grande gramado (muitas vezes sem a grama e apenas com barro), onde as pessoas acabam sendo obrigadas a pagar caro por um serviço de baixa qualidade e sem segurança, simplesmente porque não há outra opção. Além disso, sempre há a possibilidade de não haver mais vagas no espaço próximo ao evento, e a pessoa tem que parar longe e vir andando, ficando vulnerável a assaltos e às vezes perdendo parte do show, pelo qual ela pagou bem caro pelo ingresso.

Dessa forma, nossa ideia é: Sublocar com a organização do evento uma área do estacionamento, próximo a entrada; preparar essa área, isolando-a do resto do estacionamento e contratando seguranças exclusivamente para essa área; anunciar, junto ao site do organizador do evento e das empresas de vendas de ingresso, o nosso serviço; permitir que as pessoas comprem a vaga do estacionamento pela internet. Dessa forma, o nosso cliente teria a certeza de que sua vaga está garantida, e que o seu carro estará lá, intacto, quando voltar.

Durante esta semana, iremos validar nossa ideia junto aos potenciais clientes, e ver nosso produto é realmente algo pelo qual eles pagariam.

Um bom final de domingo a todos.

Bruno

3 comentários:

  1. Olá pessoal do Estacione-me!
    Ficou muito legal o post. Principalmente a definição clara do problema.
    Agora gás total para validar as hipóteses ok?! Acho que faltou apenas descrever o que representam as 3 cores que vocês colocaram no canvas.
    Qualquer dúvida estou à disposição. Participem dos plantões essa semana também!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália!

    Acho que ficou meio escondido mesmo... Mas na figura tem uma legenda, no canto inferior.

    E agora, saindo do prédio!

    ResponderExcluir